Emaki
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc

Ir para baixo

[Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc Empty [Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc

Mensagem por SuzukaShin Seg Jul 06, 2009 5:50 am

Neste tutorial venho mostrar pequenas formas que podem ajudar a colorir um desenho, principalmente quando se trata de adicionar sombras, luzes, etc a uma cor base.

As vantagens do que vou mostrar é que, usando isto não, precisarão de limpar muito os vossos desenhos quando estiverem a sombrear, etc. Com estas formas, apenas têm de garantir que a cor base cobre a área correcta.
(pode-se dizer que ajudam a "pintar dentro das linhas". Já verão o que quero dizer)

Claro, podem usar o que vos vou mostrar no que quiserem, eu só estou a usar como base a função que normalmente lhes dou.

Há outras formas de conseguir o mesmo efeito, claro, como os Alpha Channels, mas eu não sei tudo.
(de facto, eu gostava de incluir estes últimos, mas como já usei há muito tempo e pouco, já não me lembro. Mais tarde quiçá tente investigar o assunto)

Com isto quero dizer: se souberem outras formas, por favor ponham aqui. Smile

Não vou cobrir a lasso tool porque acho-a bastante óbvia, e também por não achar que é um método particularmente útil em comparação aos que vou mostrar.

Digamos apenas que a lasso tool deixa fragmentos e não respeita a transparência do layer em que é usada, pinta sempre com as opções da brush/etc que estejam a utilizar.

Os dois métodos que se seguem, respeitam, ou seja, se tiverem uma layer com blur ou ligeiramente transparente, ela continuará a ter essas propriedades mesmo depois da aplicação destes métodos, além de que estes respeitam completamente a área de pintura, não deixam fragmentos de qualquer género.

(imaginem que querem aplicar sombras a um tecido semi-transparente num desenho, é muito mais fácil com estes métodos)

Index
1. Você está aqui
2. Transparency lock
3. Layer masks


Última edição por SuzukaShin em Seg Jul 06, 2009 6:43 am, editado 4 vez(es)
SuzukaShin
SuzukaShin
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 04/06/2009
Idade : 34
Localização : Coimbra

http://suzukashin.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc Empty Re: [Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc

Mensagem por SuzukaShin Seg Jul 06, 2009 6:09 am

2. Transparency Lock

Para os 2 métodos que se seguem vamos usar a seguinte imagem:
[Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc 1


O nosso objectivo é sombrear o cabelo (vermelho).

Este primeiro método é muito fácil.
A "desvantagem" é que vão estar a alterar a cor base.
Eu chamo isto uma desvantagem porque tenho um medo crónico de fazer alguma coisa mal e ter de repetir tudo.
Diga-se apenas que normalmente os meus desenhos têm cerca de 3 milhões de mask layers. (dos quais falaremos a seguir)
(Bem, talvez não tanto, mas tenho um que tem mais de 100 layers)

Continuando, como já disse, é fácil. Basta seleccionar a layer que querem sombrear e clicarem no quadrado logo a seguir à palavra "Lock". Depois é só pintaram as sombras como quiserem, sem estarem com medo de pintar fora do vermelho.

[Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc 2

O transparency lock bloqueia os pixels transparentes da layer, ou seja, se pintarem alguma coisa, só afectará as partes onde já haja cor.
É como se tivessem um stencil.


Última edição por SuzukaShin em Seg Jul 06, 2009 6:34 am, editado 1 vez(es)
SuzukaShin
SuzukaShin
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 04/06/2009
Idade : 34
Localização : Coimbra

http://suzukashin.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc Empty Re: [Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc

Mensagem por SuzukaShin Seg Jul 06, 2009 6:25 am

3. Layer Masks

O meu método favorito, não só por não ter o problema de estragar a cor base, mas, por causa de não afectar essa layer, permite que sejam aplicados todos o tipo de efeitos.

Basicamente o layer da cor base vai funcionar como uma máscara para todos os layer que estejam com ela relacionados, ou seja, só é mostrado tudo o que estiver abrangido pela área da cor base.

Além do mais, os masked layers funcionam como uma layer normalissima, portanto podem aplicar todos e quais efeitos que quiserem, incluindo mudar o tipo de layer.

Para mostrar este processo de mascarar, vou começar por pintar a sombra e só depois aplicar a mask.

[Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc 3

Ai, que coisa horrível! Mas eu sou algum miúdo da creche pra pintar assim? E agora não me apetece limpar....

Não há problema! Faz-se Ctrl+Alt+G em cima da layer a mascarar (neste caso queremos mascarar os layers sombra e luz com a cor base, ou seja, seleccionam estes layers, um de cada vez, e fazem o comando)

[Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc 4

Limpinho. Smile

Se preferirem: lado direito do rato em cima da layer a mascarar> create clipping mask.

Para pararem de mascarar uma layer, basta repetirem o ctrl+alt+g ou ou fazer release clipping mask.

Notem que:
- Podem mascarar vários layers com a mesma máscara. (layer base)
- Não podem mascarar uma layer com uma layer que esteja a ser mascarada. Ou seja, usando os meus exemplo, é impossível mascara o layer luz com o layer sombra, pois este já está a ser mascarado. (basicamente vejam as máscaras como um item em que o layer base é que manda directamente e em que não há directores adjuntos)
- O comando é Ctrl+ALT+G! Ctrl+G serve para fazer grupos (que também são úteis, mas de momento nada têm que ver com o assunto em mãos)

*nota: eu escondi o layer branco porque senão tapava o efeito que queria mostrar. Essa é a única razão.
SuzukaShin
SuzukaShin
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 04/06/2009
Idade : 34
Localização : Coimbra

http://suzukashin.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc Empty Re: [Tutorial] Atalhos para colorir: transparency lock, masked layers, etc

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos