Emaki
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror]

3 participantes

Ir para baixo

[Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror] Empty [Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror]

Mensagem por  Dom Jun 14, 2009 3:14 am

Vou aportar o meu pequeno grão de areia dentro das minhas limitações.
Este vai ser o primeiro de vários "plots" que tenho em mente escrever (se continuar a sentir-me motivado) e partilhar, para quem quiser aproveitar alguma coisa.
Estes "plots" não tem diálogos definidos, nem settings fixas. Aproveitei a pouca experiência de quando preparava e escrevia historias para jogar RPG´s (AD&D, Vampire the Mascarade, etc..).
Estes textos estão feitos para servirem de referencia a qual pode ser modificada para adaptar-se a um estilo pessoal.
Devido a sua "particular" estrutura vou explicar brevemente como estão estruturados (LOL)


1 - [Tema]
O tema de que trata o plot, em linhas gerais.

2 - [Personagens]
2.1 >Físico
Características físicas das personagens.

2.2 >Personalidade
Personalidade das personagens.

2.3 >Historia
Breve historia das personagens, origens, objectivos.

3 - [Plot]
Historia, a qual pode ter continuação ou não, separada por "cuts" ou cenas.

4 - [Referencias]
Nomes de outros mangas, livros, filmes ou outro material que pode servir como referencia para tanto o entendimento da historia como para o desenvolvimento da mesma.

Porque a historia das personagens, se nada disso entra no plot??

Acredito que a "alma" de uma boa historia está nas suas personagens, e criar um background para elas, ainda que alguns detalhes não apareçam inicialmente no plot, criam profundidade, a qual pode ajudar no desenvolvimento da historia criando "justificações" dos actos da personagem.
Quanto mais conheças a tua personagem, mais fácil é saber que irá fazer em determinadas situações.

Porque não há praticamente dialogo no plot??

Não tenho a capacidade linguística como para criar diálogos de qualidade, e se tivesse maneira de pelo menos desenhar minimamente como para fazer um rough draft, poderia ter uma pequena noção de que diálogos poderiam funcionar em cada painel, mas como não é possível .... prefiro deixar isso a vossa imaginação.


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

[Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror] Empty Re: [Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror]

Mensagem por  Dom Jun 14, 2009 3:19 am

ATENÇÃO !!!! - Os nomes das personagens só servem como referencia (tem que ser mudados)

1 - [Tema]
Historia de suspense e terror sobrenatural, onde os nossos protagonistas enfrentam-se a cultos relacionados com divindades de outra dimensão.

2 – [Personagens]
Personagem Principal (Francisco)

2.1 >Físico
25-30 anos, 1,75m magro, de cabelo sempre despenteado e barba de 2 dias
Utiliza sempre roupa larga e uma mala velha de cabedal pendurada ao obro, sempre cheia de livros.

2.2 >Personalidade
Reservado, inteligente e não muito sociável, passa a maior parte do tempo com os seus melhores amigos, os livros.

2.3 >Historia
Inteligente e dedicado, filho de uma família de classe alta, licencia-se muito novo em Literatura, Historia Anglo-saxonica e Mitologia. Com um futuro promissor como historiador, a sua vida muda por completo quando um influente homem de negócios pede-lhe ajuda para localizar e autentificar uns escritos a troca de uma generosa doação ao fundo de investigação que “Francisco” lidera.
Depois de localizados e autentificados os textos, que parecem conter uma serie de rituais relacionados com uma divindade chamada Shub-Niggurath, se dispõe a entregar-lhos, quando se depara com que o homem de negócios pretende utiliza-los para invocar dita divindade.
Ainda que completamente incrédulo, fica para ver o desenrolar dos acontecimentos, e para sua surpresa, o rito parece funcionar, mas não do modo esperado, e no que parece um sonho vindo do inferno, uma serie de seres deformes e hediondos, liderados por Shub-Niggorath, começam a desmembrar os participantes do rito entre gritos de horror.
Desviando-se dos seres e dos corpos desmembrados, “Francisco” consegue encontrar os textos, e recita uma secção, a qual acredita que pode ajudar a enviar os seres de volta. O ritual funciona, abrindo-se um vortex que suga as criaturas fora da nossa dimensão, mas não sem antes Shub-Niggurath dizer-lhe “mais tarde ou mais cedo, a tua alma será minha” enquanto o que parece ser uma chama saída da sua mão incide sobre o peito de “Francisco” deixando uma estranha cicatriz.
Desde esse momento, decide tornar-se Book dealer, procurando informação sobre cultos e aperfeiçoando as artes “magicas” preparando-se no caso Shug-Niggurath volte a reclamar a sua alma.

Personagem Secundário (Jeronimo)
2.1 >Físico
40-45 anos, 1,95m, forte, algumas cicatrizes, cabelo curto.

2.2 >Personalidade
Disciplinado, não particularmente inteligente, mas social e experiente no trato com pessoas, capacidade de liderança.


2.3 >Historia
Militar, responsável por uma equipa de forças especiais, passou desde os 17 anos no exercito. A solidão da sua mulher, devido a largos períodos de tempo com o marido fora em missões, fez que entrasse em um culto, e depois de chegar de uma missão e não encontrar a sua mulher e filha de 3 anos, faz do seu objectivo encontra-las.
Depois de 3 meses de investigação, encontra o culto, mas no momento que entra na sala de cerimonias, encontra-se com o pior dos cenários, com a sua filha a ser esventrada como parte de um sacrifício, e a sua mulher a sorrir completamente enlouquecida.
Em um ataque de ira, elimina todos os cultistas (cultists), e depois de resgatar o corpo já sem vida da sua filha, incendeia o local, fazendo uma promessa, perseguir e eliminar todos os cultos que encontrar.


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

[Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror] Empty Re: [Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror]

Mensagem por  Dom Jun 14, 2009 3:21 am

3 - [Plot]
1- Protagonistas numa gruta subterrânea, estreita, cheiro a peixe podre, paredes peganhentas e obscuras, iluminados por um zippo que leva “Jeronimo”

2- Escondem-se ao ouvir pessoas. Cruzam-se com 2 indivíduos com túnicas e capuchos com uma tocha na mão.

3- Seguem-nos ate uma secção maior, de forma redonda, com um poço no meio onde vários (10-12) pessoas lideradas por um deles, com uma túnica diferente, recitam cânticos.

4- FLASBACK

Protagonistas a falar com homem, que lhes explica que o seu amigo desapareceu, quando investigava o desaparecimento de varias pessoas em uma ilha pesqueira.

5- Viagem de barco. Conversa com o capitão sobre lenda urbana, relacionada com a prosperidade na pesca relacionada com a morte ou desaparecimento de pessoas.

6 – Tempestade estranha. Naufrágio.

7 – Aparecimento na cama de uma pensão. Rapariga nova pergunta pelo seu estado.

8 – Homem (pai) entra e leva a filha, e pede para se irem embora da ilha. (focar mão com escamas tipo peixe)

9 – Protagonistas revisam pertences (faltam as armas de “Jeronimo” mas os livros e textos, ainda que um bocado húmidos estão em boas condições)

10 – Saem da pensão. Vila pequena, com pouca iluminação, ninguém na rua. Vêem o que parece ser um idoso no fundo da rua.

11 – Seguem a pessoa, que parece ter percebido, e começa a correr. Apanham-no no cimo da rua (rua em pendente)

12 – Plano da aldeia visto do cimo da rua.

13 – Desfiladeiro, homem da meia volta. Cara deforme, com escamas e um dos olhos muito maior que o outro e situado no meio da cara (tipo peixe). Homem fala - “Tem que os fazer parar” e aponta para o centro da aldeia.

14 – Linha de luzes (tochas) dirigem-se para uma gruta. Quando voltam-se para voltar a falar com o homem, ele atira-se ao desfiladeiro.

15 – Dirigem-se ao centro da vila. Moradores parecem espiar pelas fendas das casas.

16 – Em frente da gruta. “Jeronimo” tira um Zippo e diz a “Francisco” - “A minha amiga nunca me deixou ficar mal” e acende o zipo. Entram na gruta.

17 – De volta ao plano da cena “3” Protagonistas comentam estratégia de ataque, mas são interrompidos por um grito.

18 – Por outra das entradas, aparece o homem da pousada, a arrastar a rapariga (filha), repreendido por “Chefe encapuçado” e desculpa-se mencionando os protagonistas.

19 – Na perplexidade dos protagonistas, o homem e o chefe atiram a rapariga ao poço. “Jeronimo” grita e corre até os cultistas atacando um a um (plano da cara de cultista revelando feições de peixe)

20 - “Francisco” vai ter com ele. Estrondo subterrâneo. Agua a sair do poço.

21 – Figura meio homem, meio peixe de 3-4 metro sai do poço com corpo da rapariga na boca.

22 - “Jeronimo” pergunta a “Francisco” - “Que é esta merda” - respondendo “Parece ser “Dagon” - ”Jeronimo” -" Faz alguma coisa!!”

23 - “Francisco” retira um dos livros da pasta, estica a mão e recita um texto. Fogo acumula-se progressivamente, fecha a mão e uma bola de fogo atinge “Dagon” no meio do peito, mas sem muito bom resultado.

24 – Plano da cicatriz no peito a ficar vermelha. “Francisco” - “Parece não funcionar” “As escamas parecem protege-lo”

25 - “Jeronimo” - “Tenho uma ideia” Plano dos cultistas a fugir. Dagon a mutilar cultistas. “Jeronimo” a pegar numa tocha.

26 - “Jeronimo” rebola ate as costas de Dagon, salta nas suas costas, e com a tocha tenta arrancar as escamas do peito.

27 - “Francisco” Estica as duas mãos, fecha os olhos e volta a recitar o cântico. Plano da camisa a arder com a forma do símbolo do peito.

28 – Fecha as mãos, chamas saem e atingem onde faltam escamas no peito de Dagon. “Jeronimo sai disparado contra uma parede. Dagon cai no poço.

29 – Tremor. Protagonistas fogem, encontrando-se com corpos meio mutilados de homem peixe.

30 – Chegam ao fim da gruta. Grande estrondo. Gruta fica tapada.

31 – Protagonistas caminham pela rua caminho a costa. “Jeronimo” diz “esperemos não ter que sair da ilha a nado”

32 – Plano das fachadas das casas, primeiro plano do símbolo em pedra das portas. (igual a estrutura da aldeia)

33 – Plano da ilha

VOZ Off.

Os habitantes pareciam adorar uma deidade Semita chamada Dagon, oferecendo-lhes sacrifícios a troca da abundância pesqueira. Depois de confirmar nas fotografias dos arquivos, confirmamos que o homem que se atirou ao desfiladeiro, era "o investigador que procurávamos" e o motivo dos seguidores converter-sem em homens-peixe e um mistério para mim, mas o mundo que vejo pelos meus olhos já deixou de fazer sentido já a algum tempo.

FIM

4 - [Referencias]
H.P. Lovecraft
Club Dumas – A 9º Porta
Read or Die
Briam Lumley


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

[Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror] Empty Re: [Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror]

Mensagem por  Dom Jun 14, 2009 5:30 am

Ok, primeiro: era bom arranja working-names mais fixes para não sentires a necessidade de po-los sempre em aspas, é confuso para a leitura, especialmente em partes de "dialogo" ^^U

O formato em que isto foi apresentado é bastante engraçado, funciona bem caso a pessoas se deixa levar pela história e imaginar as coisas. Certas descrições simples funcionam muito bem, tipo os homem-peixe e as mutilações, por causa da expecificação do género.

A nivel das personagens... percebe-se claramente a utilidade dos backgrounds, e sendo duas personagens que se completam funcionam perfeitamente para este estilo. Não tenho muito a criticar, sinceramente, porque o formato/apresentação não me deixam elaborar em muita coisa mesmo porque nao foram elaboradas. Tudo dependeria agora do tratamento dado...

A nivel de plot há umas quantas coisitas que posso dizer. Acho que historia funciona bem no seu genero e tudo, mas pessoalmente acho que segue demasiado bem o prototipo do genero. Para além do misterio/horror não tem grande conteudo, não há grande twist. Claro que isto também se deve ao facto de ser um história que se pode ler isoladamente (e não é para ser muito grande), mas acho que falta alguma coisa que o faça mais pessoal e diferente...
Por fim, acho o flashback um pouco desnecessario. é muito grande e aparece muito cedo, nao valeria mais a pena ir contando o flashback só mais por flashes no meio da acção ja decorrente? mas neste caso teria que se cortar algumas coisas... (E claro que começar com algo muito arrepiante e depois ir para trás na historia é um tecnica deste genero, captar primeiro o interesse do publico, depois mostrar o resto...)

Meh, critica forçada, desculpa la, também não sou grande expert neste genero, só digo o que me parece com base no pouco que sei ... --U


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

[Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror] Empty Re: [Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror]

Mensagem por  Dom Jun 14, 2009 6:02 am

Muito obrigado pelos comentarios !!!

Vou comentar um pouco ...
Chiruza-Sama escreveu:Ok, primeiro: era bom arranja working-names mais fixes para não sentires a necessidade de po-los sempre em aspas, é confuso para a leitura, especialmente em partes de "dialogo" ^^U
Eu sei ... eu sei ... foi feito sem pensar, antes tinha "Personagem A" e "Personagem B" o que era ainda mais confuso. Vou mudar quando me lembrar de melhor.
Chiruza-Sama escreveu:
O formato em que isto foi apresentado é bastante engraçado, funciona bem caso a pessoas se deixa levar pela história e imaginar as coisas. Certas descrições simples funcionam muito bem, tipo os homem-peixe e as mutilações, por causa da expecificação do género.
Essa era minha ideia. Não queria limitar muito a imaginação de quem quiser aproveitar algo de este texto.
Chiruza-Sama escreveu:
Para além do misterio/horror não tem grande conteudo, não há grande twist. Claro que isto também se deve ao facto de ser um história que se pode ler isoladamente (e não é para ser muito grande), mas acho que falta alguma coisa que o faça mais pessoal e diferente...
O ideal seria desenvolver um ou vários "Plots Principais" já que o elemento principal da historia iria ter que passar por um confronto com o "vilão" principal, o qual pode ter muito mais conteúdo, incluindo "twists" e sub-plots.
Chiruza-Sama escreveu:
Por fim, acho o flashback um pouco desnecessario. é muito grande e aparece muito cedo, nao valeria mais a pena ir contando o flashback só mais por flashes no meio da acção ja decorrente? mas neste caso teria que se cortar algumas coisas... (E claro que começar com algo muito arrepiante e depois ir para trás na historia é um tecnica deste genero, captar primeiro o interesse do publico, depois mostrar o resto...)
Exactomondo !! Se calhar em texto não tem o impacto desejado, ou não consegui que resultasse da maneira que eu queria, mas o objectivo e mostrar o pre-climax em 2-3 paginas, criando uma tensão no leitor, e depois mostrar como as personagens foram parar a situação onde se encontram.
Chiruza-Sama escreveu:
Meh, critica forçada, desculpa la, também não sou grande expert neste genero, só digo o que me parece com base no pouco que sei ... --U
BS !! Todas as criticas são boas se forem feitas com sinceridade. Ninguem faz nada para "experts" mas sim para os leitores.

Obrigado. cheers


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

[Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror] Empty Re: [Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror]

Mensagem por  Dom Jun 14, 2009 4:18 pm

wow... adorei! eu adoro histórias deste tipo e como a Chiruza-Sama disse dá para as pessoas imaginarem Very Happy

na minha opinião acho que escrever assim deve ser mais dificil do que escrever "normalmente" <- se calhar não é mas eu tou habituada a escrever da maneira normal ( prosa com diálogos e etc.)

bem...não vou fazer criticas porque não sou muito experiente neste campo...apenas sei ler e ver se gostei ^^


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

[Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror] Empty Re: [Plot] HPL [Seinen - Suspense - Terror]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos