Emaki
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CSI - Capítulo 1 A discussão

+2
6 participantes

Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por  Seg Jun 08, 2009 4:53 am

Feedback de CSI Capítulo 1 aqui se faz favor! Very Happy
Bolachas virtuais para quem dizer algo util! Very Happy
CSI - Capítulo 1 A discussão Cookies_stacks2


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty Re: CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por  Seg Jun 08, 2009 12:30 pm

Ok, isto e uma critica construtiva, e só reflecte a minha opinião como leitor.

1º - Historia.
Em conjunto gostei do argumento, não é do tipo de historia que mais me atraia, em geral, gosto mais das historias passadas em liceus com situações mais "surrealistas" (Ej. Cromartie, Angel Densetsu) ou as clássicas comédias românticas (Hana Kimi, Lov*Com, Kare Kano) e CSI não chega a ter um género especifico, mas ao ser uma historia curta, é normal não conseguir suficiente desenvolvimento (poderia ser bem um shonen cómico, dentro do estilo School rumble).
As únicas coisas que no meu parecer poderiam ser melhorados na historia são:
O "objectivo de vida" do nosso protagonista é "dominar a escola" e durante as primeiras paginas quer dominar a escola estragando a pasta dos professores, mudando a cor dos livros de ponto, desapertando os atacadores a os professores, e finalmente decide-se por destruir os dados que a escola tem dos alunos. Isso não me parece "dominar" a escola (tipo Tenjo Tenge, ou Angel Densetsu, onde o objectivo de dominar a escola passa por dominar os alunos e professores a força, dando cabo dos mais fortes), mas sim dar cabo do juízo dos professores (tipo os alunos de GTO)
O flashback, supostamente devia de dar-nos a razão por a qual o protagonista quer dominar a escola, e sinceramente, só na 3º leitura e que reparei a coisa redonda por cima da cabeça era uma campainha (mas eu sou um bocado bronco) ainda assim, acho um bocado forçado a vingança sobre a campainha transpor-se a escola e professores (tal vez se tivesse sido descoberto pelos bullies por causa de um professor, tinha tido mais sentido na minha opinião)
Por ultimo, o vírus no computador. Não e muito fácil de perceber que o que tem na mão na pagina 34 e uma pendrive (se não estou enganado) e só no minúsculo ultimo painel e que se faz referencia a pen. A ideia podia ser melhor explorada.

2º - Design.
Tendo em conta todas as limitações (principalmente o tempo) o design esta muito bem trabalhado, com planos interessantes, e sem grandes falhas a nível de perspectiva. Gostei principalmente dos chibis, de toda a parte do flashback e em geral de como foram colocados os painéis em cada pagina.

Agora o mais difícil ..... Falta de utilização de screentones (sei que foi por falta de tempo) re-desenhar os fundos (sei que também foi por falta de tempo que utilizarão imagens) em algumas situações utilizar regras, compasses ou outras ferramentas digitais (ej. o circulo do relógio, os "tazos") o fundo dos balões de texto que não tem o fundo branco (se for para diferenciar as falas dos pensamentos e mais comum utilizar quadrados ou texto solto)

3º - Geral

Muito bom, divertido, e muito fácil de ler. Espero que continuem o excelente trabalho.
elephant elephant elephant elephant


Última edição por Yotsuya em Seg Jun 08, 2009 2:11 pm, editado 1 vez(es)


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty Re: CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por  Seg Jun 08, 2009 2:10 pm

Crítica construtiva ao poder! YOSH!

1.
O objectivo de vida... sim é um pouco forçado e estupido. Era a ideia ser, mas realmente fazeriamos muito bem em explicar melhor o que e que ele realmente quer...
Nunca por acaso tinha pensado naquilo da campainha... mas percebo bastante bem o que quer dizer... iremos ver se conseguimos explicar melhor aí, obrigada pela crítica.
O virus no pen. 100% razão. Nós sabiamos disso, mas so nos lembramos depois da pagina estar feita. Basicamente: gigantesco erro nosso. Iremos corrigir isso, de alguma maneira ou outra --U

2.
Ohh, merci. Pois, os screentones estão em cima na lista de "para fazer". Os fundos, ainda não falamos disso por acaso... mas se queremos fazer mais 3 capitulos teremos que os desenhar, nao temos muitas outras hipoteses, portanto teremos também que desenhar estes, por uma questão de coorência...
Sobre os balões de fala transparentes... não sei. Iremos experimentar por opaco e ver como fica.

3.
Obrigada pela critica! Está tudo apontado para se discutir e melhorar!
Arigatou gozaimasu! ^^


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty Re: CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por  Seg Jun 08, 2009 2:41 pm

Eu é que agradeço!!
Chiruza-Sama escreveu:
Os fundos, ainda não falamos disso por acaso... mas se queremos fazer mais 3 capitulos teremos que os desenhar, nao temos muitas outras hipoteses, portanto teremos também que desenhar estes, por uma questão de coorência...
Muitos mangakas (acredito que a maioria) utilizam fotografias de locais familiares como base para os fundos (com excepção da grande maioria das mangakas de shojo, que quase não desenham fundos Twisted Evil ) O local onde se desenrola o manga Maison Ikkoku (uma das minhas series preferidas) existe, e foi utilizado para as filmagens do Live Action mais de 20 anos depois do manga.
Chiruza-Sama escreveu:
Sobre os balões de fala transparentes... não sei. Iremos experimentar por opaco e ver como fica.
Arigatou gozaimasu! ^^
Não e preciso que fiquem opacos, vou ter que voltar a ler outra vez para ver exactamente o texto que tem nos balões que estão transparentes, mas alguns parecem-me que são pensamentos do protagonista, ou narração, aos quais tipicamente são colocados sem balão, nos laterais, em quadrados ou em balões feitos de linhas ou pontos.

Agradeço que tenham em conta as minhas sugestões, mas também não se esqueçam de seguir os vossos gostos, estilos e preferências.


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty Re: CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por SuzukaShin Seg Jun 08, 2009 2:44 pm

Quanto aos balões, eu já vi esse tipo de balões transparente. O que se passa, no entanto, é que depois da orla preta costumam ter uma pequena orla branca, o que mostra que não estão assim por esquecimento.
SuzukaShin
SuzukaShin
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 04/06/2009
Idade : 34
Localização : Coimbra

http://suzukashin.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty Re: CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por  Seg Jun 08, 2009 2:52 pm

Yotsuya escreveu:Agradeço que tenham em conta as minhas sugestões, mas também não se esqueçam de seguir os vossos gostos, estilos e preferências.
Hahaha! Claro! Mas é preciso manter uma mente aberta as sugestões, e o minimo que se pode fazer é experimentar claro! Não ha que preocupar, porque a final o que vai ficar é o que a maioria de nós preferir ^^U

Referências para fundos são um must absoluto! Não acredito que a Avelar Brotero alguma vez pare de ser a fonte de inspiração...

Tens razão sobre os balões de fala, acho que inconscientemente pus os transparentes nos pensamentos (narração não acredito). Iremos experimentar com umas outras coisitas (a tal "orla branca" por exemplo), ver resultados diferentes e comparar , mas não significa que necessariamente mudamos ^^


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty Re: CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por Baka-neechan Ter Jun 09, 2009 5:49 pm

posso tirar uma bolacha monkey

nao tenho muito que disser a nao ser AWESOME
um dos vossos trabakhos que durou, e dorou....

quanto a discusao se eu elr o que as outras pessoas estao a dizer sou capaz de discutir
Baka-neechan
Baka-neechan

Mensagens : 47
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 32
Localização : Coimbra

http://baka-neechan.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty Re: CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por  Qua Jun 10, 2009 4:10 pm

...
1 palavra: ADOREI!
Very Happy Very Happy Very Happy


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty Re: CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por  Sex Jun 12, 2009 3:33 pm

4 bolachas para o Yotsuya, uma pra Suzuka, e nenhuma para as kouhais ;_; Não não podes tirar! ;__;
[/feedbackwhore]

Obrigada por todo o suporte pessoal!! Very Happy Apreciamos!
[feedbackwhore] mas preferiamos criticas em vez de só haill ;_;


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty Re: CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por pinelmariachi Sex Jul 03, 2009 8:00 am

Lí o CSI. Prefiro a outra.
Está muito mais cuidada em todos os aspectos que mencionei antes (gostei das fotomontagens a fazer fundo, aconselho a todos o trabalho de Didier Cassegrain "Margina", não é manga mas ficam a perceber o que quero dizer). Distinguem-se bem as personagens, é o ponto forte delas. As pag. 17, 20 e 21 são muito boas.
Deu para rir um bocado, na verdade o que elas querem contar, é um tema clássico: o ódio do alumno ao sistema de ensino (isto não mudou um pouco desde que eu era alumno do liceu), uns partiam coisas, os "artistas" parodiavam-nas.
Há certos pormenores que me escapam, ja que os meus tempos de liceu vão longe.
Kudos p'ra Gay4s

P.S.: abusam dos fundos pretos, se tiverem que imprimir isto, va la vai.

Smile
pinelmariachi
pinelmariachi

Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/07/2009
Idade : 52
Localização : Carquistão

Ir para o topo Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty Re: CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por Baka-neechan Ter Jul 07, 2009 1:22 pm

eu nao posso criticar algo que esta excelente Neutral

ya...é verdade hoje via o vosso manga na naraneko
Baka-neechan
Baka-neechan

Mensagens : 47
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 32
Localização : Coimbra

http://baka-neechan.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty Re: CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por  Ter Jul 07, 2009 4:09 pm

T.T quero bolacha TT.TT ok then...vou tentar fazer uma critica decente pela bolacha...
mas primeiro tenho de pensar e estudar tudo ao promenor....depois posto-a^^


Data de inscrição : 31/12/1969

Ir para o topo Ir para baixo

CSI - Capítulo 1 A discussão Empty Re: CSI - Capítulo 1 A discussão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos